quarta-feira, 23 de setembro de 2015

PROJETO FOLCLORE


1. IDENTIFICAÇÃO:

Escola de Educação Básica Visconde de Mauá
Tubarão - SC
Alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental
Envolvidos: Corpo docente, administrativo, pedagógico, PIBID, SAEDE, Equipe gestora, alunos e comunidade.

2. DEFINIÇÃO DO TEMA:

          Conhecer e respeitar a diversidade cultural: O FOLCLORE.

3. OBJETIVOS:
  • Proporcionar aos alunos atividades socioculturais e ambientais, incentivando a criatividade e socialização;
  • Resgatar nossa cultura, nossos valores e garantir as tradições às futuras gerações;
  • Desenvolver o interesse e o respeito pela cultura;
  • Divulgar o folclore brasileiro através da socialização das diferentes atividades.
4. CONTEÚDOS:

         Cultura das regiões.

5. DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
  • Interdisciplinar.
6. METODOLOGIA:

     O projeto será desenvolvido mediante realização de sorteio para determinar a região a ser trabalhada em cada turma e a partir daí, trabalhar as características das cinco regiões. Na execução das atividades houve parceria de professores e IDs do PIBID.
  • Realizar ensaio para apresentações sobre o folclore;
  • Os alunos farão leituras de trava-línguas e adivinhações;
  • Promover brincadeiras e músicas de rodas;
  • Ensinar a brincar de pular corda e amarelinha;
  • Exibir filme que fala do folclore;
  • Manuseio de revistas e jornais;
  • Confecção de brinquedos (peteca/pipa);
  • Estudo do folclore em cada região do Brasil;
  • Pinturas de imagens folclóricas (Vitória-régia);
  • Confecção do boi de mamão (maquete).
7. RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:
  • Livros, TNT, E.V.A, mapas, sala de tecnologia (UCA, data show, TV, câmera), revistas, jornais, alimentos típicos, balões, tintas, pincéis e outros.
8. REGISTRO DO PROCESSO:






















9. AVALIAÇÃO E RESULTADOS ESPERADOS:

           A avaliação será realizada através da participação contínua durante as atividades propostas, que serão realizadas na culminância do tema, com exposição de trabalhos e apresentação de números artísticos relacionados as regiões estudadas no decorrer do desenvolvimento do projeto.

10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

           Proposta Curricular de Santa Catarina 2014 e pesquisas na internet.

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