1. IDENTIFICAÇÃO:
Escola de Educação Básica Visconde de Mauá
Tubarão - SC
Alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental
Envolvidos: Corpo docente, administrativo, pedagógico, PIBID, SAEDE, Equipe gestora, alunos e comunidade.
2. DEFINIÇÃO DO TEMA:
Conhecer e respeitar a diversidade cultural: O FOLCLORE.
3. OBJETIVOS:
- Proporcionar aos alunos atividades socioculturais e ambientais, incentivando a criatividade e socialização;
- Resgatar nossa cultura, nossos valores e garantir as tradições às futuras gerações;
- Desenvolver o interesse e o respeito pela cultura;
- Divulgar o folclore brasileiro através da socialização das diferentes atividades.
4. CONTEÚDOS:
Cultura das regiões.
5. DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
- Interdisciplinar.
6. METODOLOGIA:
O projeto será desenvolvido mediante realização de sorteio para determinar a região a ser trabalhada em cada turma e a partir daí, trabalhar as características das cinco regiões. Na execução das atividades houve parceria de professores e IDs do PIBID.
- Realizar ensaio para apresentações sobre o folclore;
- Os alunos farão leituras de trava-línguas e adivinhações;
- Promover brincadeiras e músicas de rodas;
- Ensinar a brincar de pular corda e amarelinha;
- Exibir filme que fala do folclore;
- Manuseio de revistas e jornais;
- Confecção de brinquedos (peteca/pipa);
- Estudo do folclore em cada região do Brasil;
- Pinturas de imagens folclóricas (Vitória-régia);
- Confecção do boi de mamão (maquete).
7. RECURSOS A SEREM UTILIZADOS:
- Livros, TNT, E.V.A, mapas, sala de tecnologia (UCA, data show, TV, câmera), revistas, jornais, alimentos típicos, balões, tintas, pincéis e outros.
8. REGISTRO DO PROCESSO:
9. AVALIAÇÃO E RESULTADOS ESPERADOS:
A avaliação será realizada através da participação contínua durante as atividades propostas, que serão realizadas na culminância do tema, com exposição de trabalhos e apresentação de números artísticos relacionados as regiões estudadas no decorrer do desenvolvimento do projeto.
10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Proposta Curricular de Santa Catarina 2014 e pesquisas na internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário