sexta-feira, 5 de junho de 2009

MAUÁ - 66 ANOS DE HISTÓRIA PARA CONTAR...


ESCOLA MAUÁ – 66 ANOS DE HISTÓRIA PARA CONTAR



A história da Escola de Educação Básica Visconde de Mauá tem início na sua inauguração em 18 de abril de 1943, inicia suas atividades de ensino com o nome de Grupo Escolar. Em 18 de junho de 1973 pelo Decreto nº 295, parecer nº 83/73 - foi transformada em Escola Básica . E em 28 de março de 2000, através da Portaria 0017, passou a denominar-se Escola de Educação Básica.
Recebeu o nome de Visconde de Mauá porque na época de sua inauguração, a economia do bairro girava em torno da Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina, tendo como pioneiro desse transporte no Brasil, o Visconde de Mauá.
Atualmente conta com 379 alunos distribuídos em dois turnos, sob a Direção de Ivaneide Estevão e tendo como Secretária a Assistente de Educação Aline Rezin.
A Escola de Educação Básica Visconde de Mauá desenvolve projetos com os alunos: Boi-de-mamão, informática, Programa Esperança (UNISUL), Lições de Vida (Fórum) entre outros.
Entendemos que a escola não pode existir isolada da sociedade, até porque as rápidas mudanças que ocorrem na vida humana influem no modo de educar, por isso os trabalhos e projetos são norteados pela filosofia da escola:

Uma instituição comprometida com classes populares inserida em uma sociedade dinâmica capaz de compreender o homem em todas as suas dimensões: biológicas, psicológicas, sociológicas, ético, moral e espiritual, tornando-o um ser conhecedor, transformador, autônomo, crítico, interagente, participativo, solidário, democrático e ético para exercer sua cidadania, na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

9 comentários:

  1. A E.E.B Visconde de Mauá, é o lugar de grandes amizaades aqui eu agradeço por ter formado minha vida.Trabalhamos em equipe e sempre bem unidos conseguimos tudo que queremos...
    Temos funcionários, professoras(e) que são muito competentes que fazem de cada dia de nossas vidas uma oportunidadee de aprendizagem...
    Sempre seremos gratos pela educação que a escola nos ofereceu.Levaremos boas recordações daqui.


    Jéssica Souza Nunes :*

    ResponderExcluir
  2. a festa tava muito boa!:)

    ResponderExcluir
  3. ñ viim a festa mas soube quen estava legal

    ResponderExcluir
  4. o essa escola o max!!!!!vitor

    ResponderExcluir
  5. a escola e mto legal e o lanche e otimo

    ResponderExcluir
  6. DUDA 501
    a escola e mto legal e o lanche e otimo,adoro estudar nessa escola ela ensina muita coisa boa aos alunos.

    ResponderExcluir
  7. Estudei no Mauá e tenho muito orgulho dissso, hoje trabalho nessa escola, desenvolvo projetos como: auto-estima, superação, cartas (incentivadoras da leitura), sou professora e visto a camisa pela educação. Amo o que faço!

    Ivaneide Estevao

    ResponderExcluir
  8. Estudei no Mauá e tenho muito orgulho dissso, hoje trabalho nessa escola, desenvolvo projetos como: auto-estima, superação, cartas (incentivadoras da leitura), sou professora e visto a camisa pela educação. Amo o que faço!

    Ivaneide Estevao

    ResponderExcluir